Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Colesterol/Tiglicerídeo

O exame de colesterol é um exame usado para medir, na corrente sanguínea do paciente, o nível de colesterol total e suas componentes, o HDL (também chamado de colesterol de alta densidade ou colesterol bom) e o LDL (também chamado de colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim), além do nível de triglicerídeos (também conhecidos como triglicérides), um dos principais grupos de gorduras.

Níveis altos de colesterol estão associados a problemas de saúde acidentes vasculares cerebrais, aterosclerose, condição causada basicamente pelo acúmulo de placas de colesterol e outras substâncias nas paredes dos vasos sanguíneos, prejudicando o fluxo de sangue, o que pode causar problemas de saúde e enfarte.

São fatores de risco para a hipercolesterolemia, alta concentração de colesterol no sangue, entre outros, tabagismo, histórico de colesterol alto na família, alimentação rica em colesterol, sedentarismo, enfarte anterior e excesso de gordura na dieta.

O exame de colesterol permite verificar qual o nível de colesterol no sangue do paciente e permite ao médico orientá-lo, se for o caso, sobre como reduzir o nível de colesterol.

Como é realizado o exame de colesterol

Uma agulha é colocada em uma veia do braço para coletar o sangue do paciente. Como a preparação para o exame costuma exigir jejum, as coletas de sangue costumam ser realizadas de manhã. A coleta leva apenas alguns minutos, a não ser que o profissional encontre dificuldades para achar uma veia. O processo de coleta de sangue é relativamente indolor.  Costuma demorar alguns poucos dias para que o resultado fique pronto.

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte das membranas das células e é usado pelo organismo na produção dos ácidos biliares, que participam da digestão de gorduras, e de hormônios como cortisol, testosterona e vitamina D (veja para que serve). Parte do colesterol é produzida pelo fígado e parte vem da dieta do indivíduo. Quando está em altos valores geralmente os problema é oriundo da dieta do paciente.

O jejum, tradicionalmente de 12 horas, tem sido flexibilizado, especialmente em benefício de crianças, gestantes e idosos. Mesmo para a apuração do nível de triglicerídeos, para a qual era considerado indispensável, ele tem sido considerado desnecessário. Nem todos laboratórios, porém, têm a capacidade técnica para realizar exames sem o jejum.

Bebidas alcoólicas podem alterar (bastante) o nível de triglicerídeos e de colesterol (menos do que o de triglicerídeos). Comumente, recomenda-se que o paciente passe os três dias anteriores à realização do exame sem beber.

Cabe ao médico definir, de acordo com o perfil metabólico do paciente e a razão para pedido do exame, se deseja que o jejum seja cumprido ou não.

Além da questão do jejum, recomenda-se que, nas duas semanas imediatamente anteriores ao exame, o paciente mantenha sua dieta normal para que o resultado seja representativo de seu nível de colesterol.