Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Cirurgia plástica

A cirurgia plástica é uma das mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por meio de avançadas técnicas cirúrgicas, seu objetivo é reconstituir alguma parte do corpo.

A cirurgia plástica pode ser de dois tipos:

Estética: tem o objetivo de melhorar a aparência do paciente. Alguns exemplos são: lipoaspiração, lifting da face, rinoplastia (plástica de nariz), etc.

Reparadora: aqui o objetivo é não apenas melhorar a aparência do paciente, mas também dar a ele maior qualidade de vida por meio da correção de defeitos congênitos ou adquiridos. Correção de fenda palatina (lábio leporino), enxertos de pele em queimados ou vítimas de acidentes e reconstrução das mamas em pacientes que tiveram câncer são alguns exemplos desse tipo de cirurgia plástica.

O Brasil já foi o campeão em número de cirurgias plásticas. Recentemente, perdeu o posto para os Estados Unidos. Ainda assim, os números são impressionantes. Segundo um levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil realizou 1,22 milhão de procedimentos em 2015, o que significa cerca de 3.342 cirurgias plásticas por dia, ou mais de duas por minuto!

De acordo com a pesquisa, as dez cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil foram, nesta ordem:

    Lipoaspiração
    Implante de silicone nos seios
    Cirurgia de pálpebra
    Abdominoplastia
    Lifting de mama
    Redução de mama
    Nariz
    Aumento dos glúteos por transferência de gordura
    Preenchimento do rosto
    Lifting de rosto

O número de cirurgias plásticas reparadoras, por sua vez, vem crescendo a um ritmo mais acelerado do que os procedimentos estéticos. Em um período de quatro anos, passaram de 27% do total de cirurgias plásticas para 40%, de acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Os motivos mais comuns para cirurgias plásticas reparadoras no Brasil foram:

    Tumores cutâneos
    Defeitos congênitos
    Reconstrução mamária
    Acidentes domésticos
    Acidentes urbanos