Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Obesidade: por que devo me preocupar com isso?

Nos últimos anos, a quantidade de pessoas com sobrepeso ou obesidade tem aumentado muito. Até 2025, serão cerca de 2,3 bilhões de adultos com excesso de peso em todo o mundo, sendo mais de 700 milhões com obesidade. Já o número de crianças com sobrepeso poderá chegar a 75 milhões caso nada seja feito.

No post de hoje, vamos falar um pouquinho sobre os riscos da obesidade para a saúde, mostrar um passo a passo simples para você descobrir se está acima do peso e dar algumas dicas para você combater o problema de forma saudável. Acompanhe com a gente e fique ligado!

 

Os riscos da obesidade

A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como pressão alta, diabetes, infarto do coração, problemas nas articulações, entre outras. Além disso, o excesso de peso pode interferir na questão estética, social e psicológica, tendo grande impacto na qualidade de vida.

Por tudo isso, é importante cultivar bons hábitos e evitar o ganho excessivo de peso. Por uma vida mais saudável e mais feliz.

 

Como saber se estou acima do peso?

Uma forma simples de saber é calculando o Índice de Massa Corporal, IMC. Para cacular o seu IMC, basta dividir o seu peso pela sua altura:

Obesidade

Obesidade

Atenção com a circunferência abdominal

Outra medida muito importante é a circunferência do abdômen, ou seja, o diâmetro da barriga. Quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, ela é perigosa, e sempre merece ser combatida.

Ela está por trás de muitos males fatais associados à obesidade, como as doenças do coração, por exemplo. A medida da circunferência do abdômen é a forma mais simples de saber se há acúmulo de gordura nessa região.

 

E como você está?

Para saber, pegue uma fita métrica e passe em volta da barriga, na altura do umbigo. Faça isso com a respiração relaxada, sem murchar a barriga. Não estique nem aperte demais a fita contra o corpo.

Confira com os valores abaixo:

obesidade

Eliminar gordura abdominal por meio de atividades físicas, como caminhada, bicicleta e corrida, traz muitos benefícios à saúde e reduz os riscos de doenças. Mudando hábitos dá para viver mais e melhor!

 

Conheça sua composição corporal

Além do cálculo de IMC e da circunferência abdominal, há outras formas de avaliar a composição do nosso corpo e obter uma análise mais precisa da nossa saúde. 

 

Atividade física é qualidade de vida

Como falamos, o excesso de gordura no abdômen aumenta o risco de doenças ligadas ao coração. E a melhor forma de eliminar a gordura abdominal é por meio de atividades físicas e, claro, uma dieta balanceada.

Uma vida ativa é fundamental para a boa saúde. Exercícios como caminhada, bicicleta e corrida, além de ajudar na perda e/ou manutenção do peso, mantêm a saúde do seu coração e previnem inúmeras doenças.

Você também pode começar revendo seus hábitos diários. Que tal começar a usar a escada no lugar do elevador? Descer um ponto antes do ônibus? Fazer uma caminhada diária? Aumente os exercícios progressivamente. O ideal é alcançar 150 minutos na semana!

Mudando alguns hábitos dá para viver mais e melhor. Está com dificuldades? A Araujo pode te ajudar.

 

 

Fonte: http://blog.araujo.com.br/mais-saude