Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Chikungunya - IGM

O que é e o que causa?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya e pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus – a espécie Aedes aegypti é a mesma que transmite os vírus da Dengue e o Zika vírus.
Quais os sinais e sintomas?

Após a picada do mosquito, o início dos sintomas ocorre de dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação.
Os sinais e sintomas são: febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. A dor nas articulações também ocorre nos casos de dengue, mas a intensidade é menor. Em se tratando de Chikungunya, é importante reforçar que a dor articular, presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos).


Podem ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua.
O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.

Como é o Diagnóstico?

Em relação ao diagnóstico, o vírus só pode ser detectado em exames de laboratório, onde os exames de sorologia – detecção de anticorpos IgG e IgM são bastante recomendados – e estão disponíveis no Ghanem Laboratório.
Prevenção:

É fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. As medidas que as pessoas devem tomar são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue.