Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Gasometria Venosa

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso (deve-se tomar todo o cuidado necessário para eliminar resíduos de ar dentro do material colhido; toda e qualquer bolha deve ser removida da amostra imediatamente). No caso de transporte do material até o local de leitura, o mesmo deve ser transportado a 2-8ºC, realizando-se a leitura dentro de – no máximo – 15 minutos.

Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.

Finalidade: determinar a presença ou não de distúrbios ácido-básicos e do estado de perfusão tecidual.

Preparação previa: nenhuma.

Valores normais: pH: 7.32-7.42; pCO2: 41-51 mmHg; pO2: 25-40 mmHg; Bicarbonato (HCO3): 24-25 meq/L.

Valores elevados: podem ocorrer em estados de alcalose, incluindo aqueles decorrentes da perda de ácido do fluido extracelular pela urina ou fezes, perda de conteúdo ácido do suco gástrico devido a vômitos, administração excessiva de bicarbonato e tratamento excessivo com diurético, entre outros.

Valores diminuídos: podem ocorrer em estados de má-oxigenação, exposição a altos níveis de gás carbônico e estados metabólicos de acidose, tais como hipocalemia, sobrecarga de volume, hiperosmolaridade, perda de minerais (cálcio e fosfato pela diurese), acidose paradoxal do SNC, superposição de uma alcalose metabólica devido à participação da reserva alcalina (isso ocorre com mais freqüência nas acidoses com AG aumentado), hipóxia tecidual e catabolismo, entre outros.

Tempo requerido para obter os resultados: 5 a 10 minutos.