Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Mioglobina

O exame de mioglobina é um teste que avalia a quantidade desta substância no sangue. A mioglobina é uma proteína que está presente no músculo cardíaco e nos outros músculos do corpo, fornecendo o oxigênio necessário para a contração muscular.

Assim, a mioglobina normalmente não está presente no sangue, só sendo liberada quando há uma lesão em algum músculo, como acontece durante um infarto, no caso do coração, ou após uma lesão esportiva, no caso dos outros músculos do corpo, por exemplo.

Por isso, em pessoas saudáveis, o exame de mioglobina é negativo, só sendo positivo quando existe um problema em algum músculo do corpo.
Exame de mioglobina: o que é e para que serve

Para que serve

Uma vez que avalia a presença de mioglobina no sangue, este exame é pedido quando existe suspeita de uma lesão muscular causada por:

    Distrofia muscular;
    Pancada grave nos músculos;
    Inflamação muscular;
    Rabdomiólise;
    Convulsões;
    Infarto.

Embora possa ser usado quando existe suspeita de infarto, o teste mais usado atualmente para confirmar o diagnóstico é o exame de troponina, que mede a presença de outra proteína que só está presente no coração, não sendo influenciada por outras lesões musculares. Saiba mais sobre este exame.

Além disso, caso seja confirmada a presença de mioglobina no sangue e esteja em valores muito elevados, pode ainda ser feito um teste de urina para avaliar a saúde renal, já que níveis muito elevados de mioglobina podem provocar lesões nos rins, prejudicando o seu funcionamento.
Como é feito o exame

A principal forma de fazer o exame de mioglobina é através da coleta de uma amostra de sangue, no entanto, em muitos casos, o médico também pode pedir uma amostra da urina, já que a mioglobina é filtrada e eliminada pelos rins.

Para qualquer um dos exames, não é necessário fazer qualquer tipo de preparo, como jejum.


O que significa o resultado

O resultado normal é que o exame seja negativo ou que os valores de mioglobina sejam inferiores a 0,15 mcg/dL, já que, geralmente, a mioglobina não está no sangue.

Já valores acima de 0,15 mcg/dL normalmente indicam um problema no coração ou nos outros músculo do corpo e, por isso, o médico pode pedir exames mais específicos como eletrocardiograma ou marcadores cardíacos para chegar em algum diagnóstico mais específico.

Níveis elevados de mioglobina também podem ser sinal de outros problemas não relacionados com os músculos, como consumo excessivo de álcool ou problemas renais, e por isso o resultado deve ser sempre avaliado com o médico tendo por base o histórico de cada pessoa.